segunda-feira, 4 de abril de 2011

Centro de Treinamento Esportivo de alta tecnologia em construção em Belo Horizonte

Os atletas mineiros poderão contar, a partir de dezembro de 2012, com um centro de treinamento esportivo de alta qualidade e tecnologia e capacitado para atender a todas as suas demandas. A avaliação foi feita hoje (24/01) pelo secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, após visitar as obras do módulo 2 do Centro de Treinamento Esportivo de Belo Horizonte (CTE), em execução em espaço localizado ao lado do Complexo Mineirão-Mineirinho, integrado ao Centro de Esportes Universitários (CEU) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Pampulha.


O módulo 2, resultado de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) e a UFMG, começou a ser construído em dezembro de 2010 e será implantado ao longo da Avenida Alfredo Camarate. O complexo abrigará a entrada principal do conjunto esportivo, a administração, o parque aquático, incluídos os vestiários, a estação de tratamento e aquecimento de água e os depósitos de apoio ao parque, a pista de atletismo e demais instalações comuns a todas as modalidades esportivas, como musculação, hidroterapia, fisioterapia e consultórios médico e odontológico e para nutricionista.

“O Centro de Treinamento terá capacidade para o atendimento de duas mil a 2,5 mil atletas de todas as classes sociais por dia, uma vez que o plano de gestão prevê o seu custeio pelas federações, através de subsídios, e possibilitará o treinamento e a prestação de toda a assistência necessária, seja médica, odontológica ou nutricional, em um único local”, explicou o diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Emerson Silami Garcia, que acompanhou o secretário Braulio Braz e o adjunto Rogério Romero na vistoria.

As obras do módulo 2, orçadas em R$ 31 milhões receberão investimento integral do governo do Estado de Minas Gerais. As obras do primeiro módulo, que abriga a pista de atletismo e já se encontram em andamento, têm finalização prevista para março de 2011. Além disso, será construído um estacionamento com capacidade para 304 veículos, incluídas 20 vagas com acessibilidade universal e seis para ônibus.

Tecnologia

O parque aquático disporá de piscina com bordas interiores móveis, que possibilitarão seis configurações do equipamento, para a natação em 50 e 25 metros (quatro configurações) e a disputa de pólo aquático em 28 e 33 metros. A instalação do equipamento com essas possibilidades é pioneira no Brasil.

Além disso, o complexo esportivo será dotado da mais moderna tecnologia de geração de energia. Segundo o gestor de Fontes Renováveis da Cemig, Alexandre Heringer Lisboa, responsável pela implantação do sistema de geração de energia por células fotovoltaicas no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, o que se busca com o equipamento que será instalado no Centro de Treinamento Esportivo é uma nova fonte de geração de energia sustentável. “O que buscamos é a eficiência, através do teste de uma nova modalidade de ações em tecnologia energética”, resumiu Alexandre Lisboa.

Para a pró-reitora de Planejamento e professor da Escola de Arquitetura da UFMG, Maria Lúcia Malard, a implantação de soluções inovadoras em construção covil e geração de energia no Centro de Treinamento Esportivo fará que o complexo ultrapasse o objetivo de sua criação, que é ser centro de pesquisa em esportes de alto rendimento, para transformar-se também em núcleo de pesquisa em geração de energia auto-sustentável e em tecnologia para a construção civil.

“Ao governo do Estado interessa essa intersetorialidade, representada por esta parceria com a UFMG e a Cemig, que leva a inovações em projetos, a soluções inovadoras em obras públicas”, afirmou o secretário-adjunto, Rogério Romero.

O módulo

O Centro de Treinamento será utilizado para a capacitação de esportistas com alto potencial para participar de competições olímpicas e paraolímpicas. Para possibilitar as práticas esportivas e competições, o centro será composto por espaços para treinamento de ginástica olímpica e artística, quadras cobertas para esportes coletivos (handebol, basquetebol, voleibol e futsal) e judô, além do parque aquático.

Todas as atividades contarão com a supervisão técnica da EEFFTO. O convênio para implantação do Centro de Treinamento Esportivo foi assinado em 24 de junho de 2010. A licitação para execução da obra foi realizada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Um comentário:

  1. A Construção do novo centro de treinamento da universidade Federal de Minas Gerais tem como foco as Olimpíadas de 2016. O centro será moderno e contará com estrutura adequada para receber atletas de todas modalidades esportivas.

    ResponderExcluir