Atualmente trabalha como instrutor da academia Malhação unidade Prudente de Morais (BH-MG) e coordenador do grupo de corridas da mesma academia.
Rafael, quando surgiu interesse por corridas de rua?
Morava em São Paulo e desde pequeno sempre assisti a São Silvestre ao vivo na Consolação pelo fato de morar próximo da região. E dizia aos meus pais que quando crescesse iria treinar e participar da Corrida.
Como foi o começo?
na época da faculdade praticávamos muito esporte e devido a minha baixa estatura (1,65m) não me destacava em voley ou basquete (rs.). Gostava de jogar futebol, mas como praticava com muita frequencia, sofria muitas lesões. Foi quando um amigo me convidou para participar de uma prova de rua de 10km. Completei a prova em 48 minutos e depois não consegui parar. É um vício.
Como decidiu ser técnico de equipe de corridas?
Trabalhava na academia e vi de perto o criscimento dessa modalidade. Vários grupos estava sendo criados e percebi que muitos alunos da academia, corriam todos os dias nas esteiras e as vezes na rua. Muitos comentavam que a academia devia ter uma equipe, foi quando propuz a idéia e os donos aceitaram a sugestão.
Qual a diferença para uma pessoa que deseja correr, participar de um grupo desse?
HOje posso dizer que a corrida é o esporte da moda e muita gente começ a correr sem nenhum preparo ou atenção. O treinador antes de mais nada deve pedir ao aluno um checkup médico para saber como está a saúde, principalmente o coração. Depois é avaliado as condições físicas e assim decidir qual o melhor treino para que o atleta desenvolva e atinja um bom rendimento. Ainda tem como avaliar postura e passar um treino individual.
O que as pessoas que participam do grupo de corridas mais esperam?
Depende. Tem pessoas que desejam emagrecer, outras querem ganhar resistência física e também tem quem está afim de aliviar o stress do dia dia.
Como você acha que os grandes eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas irão afetar o esporte?
As pessoas estào muito mais ligadas a saúde e boa forma. Com a copa e olimpíadas a tendência é só aumentar o interesse pelas corridas. Grandes empresas tem investido o que acaba aumentando tambem o interesse.
Belo Horizonte tem bons lugares para esse esporte?
O problema é que BH tem uitos morros que dificulta um pouco. Temos os pontos tradicionais como pampulha, lagoa seca, av. bandeirantes, barragem Santa Lúcia e Andradas. Fora desses lugares, é meio improviso.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir